[kkstarratings]

Bem-estar e qualidade de vida no escritório.

Escrever sobre ergonomia é um bom exercício para entender, na prática, os conceitos deste conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho em que existam interações entre seres humanos e máquinas. Sentado diante do computador, ajusto braços, pernas, cabeça, pescoço, olhos, cotovelos e outras partes do corpo para que minha posição fique de acordo com as regras ergonômicas, que, em suma, buscam adaptar o trabalhador às condições de sua empresa, numa tentativa de fazer com que ele permaneça confortável, seguro e produtivo no exercício da função.

Na verdade, a adaptação é mútua. Afinal, o termo Ergonomia vem do grego ‘ergon’ (trabalho) e ‘enomos’ (leis ou normas), o que significa que a empresa é responsável por proporcionar condições adequadas, que envolvem desde móveis, equipamentos, maquinário e iluminação até carga horária e governança corporativa equilibradas e transparentes.

Quando os dois lados fazem a sua parte, diminuem os conflitos, o cansaço, a incidência de LERs (Lesões por Esforço Repetitivo) e acidentes de trabalho, há ganhos de eficiência e produtividade e todos saem ganhando.

A ergonomia no dia a dia

Conheça algumas regras simples e de fácil aplicação.

  • mantenha a cabeça sempre alinhada com a coluna e evite deixar o pescoço inclinado para a frente ao olhar para o monitor;
  • apoie as costas sempre no encosto da cadeira;
  • fique com os pés apoiados no chão ou em suporte próprio caso sua altura não ultrapasse 1,65m;
  • posicione computadores sempre de lado para janelas e fontes de luz para evitar reflexos;
  • faça alongamentos diários antes da jornada de trabalho e pausas de pelo menos 5 minutos por hora a cada hora trabalhada;
  • evite deixar luminárias mal posicionadas;
  • mantenha todos os equipamentos de utilização frequente (mouse, teclado e outros objetos) ao alcance das mãos;
  • o monitor deve ser colocado na altura dos olhos e na distância aproximada de um braço.
  • mesas e escrivaninhas com suporte para monitor e local próprio para teclado e mouse são ideais.

Importante ressaltar que estas regras valem também para quem trabalha em home office, pois nem sempre o ambiente de casa está montado da forma correta para as atividades de trabalho. Fique atento às dicas e procure a Rio Móveis para encontrar o mobiliário mais confortável para a sua empresa, escritório ou estação de home office.